Utilize o Discover para monitorar a saúde da sua carteira de clientes

Utilize o Discover para monitorar a saúde da sua carteira de clientes

No post anterior, apresentamos o Discover. Ele contém um conjunto de indicadores para ajudar a você aproveitar as oportunidades que já existem dentro da sua operação comercial para vender ainda mais. Hoje falaremos sobre o indicador de situação de carteira.

A carteira de clientes contém informações valiosas para a área comercial. Quando o gestor acompanha a carteira de clientes consegue identificar várias oportunidades, especialmente na parcela de clientes que estão inativos. Recuperar os clientes que não estão mais comprando pode ser uma excelente estratégia para alavancar os resultados.

Com o indicador de situação de carteira queremos disponibilizar, de maneira rápida e simples, uma visão de como está a saúde da carteira de clientes. Esperamos que você possa utilizar essas informações para priorizar o atendimento dos seus clientes que estão prestes a ficarem inativos e definir estratégias para reconquistar seus clientes.

Como funciona

No Meus Pedidos os clientes são classificados em quatro grupos:

  • Prospects: potenciais clientes que já foram mapeados pela equipe comercial mas que ainda não efetivaram nenhum pedido.
  • Clientes ativos: Esse grupo contém os clientes que compraram recentemente e que, por isso, não precisam de um contato com urgência por parte do vendedor.
  • Clientes inativos recentes: Contém os clientes que já não são mais considerados ativos, mas que também não estão há muito tempo sem comprar. Os clientes nessa situação são aqueles que precisam de uma atenção imediata pois já deveriam ter efetuado um novo pedido e que estão em risco maior de serem perdidos.
  • Clientes inativos antigos: clientes que estão há muitos dias sem comprar. Normalmente há uma dificuldade maior em recuperar esses clientes.

Você deve definir o prazo, em dias, para que o cliente seja considerado inativo recente e inativo antigo no Meus Pedidos. Essa configuração garante que os dados apresentados no Discover estão de acordo com a dinâmica do seu negócio. Para efetuar essa configuração acesse a listagem de produtos e, no menu “Mais opções”,  selecione a opção “Configurar período de inatividade”. Sugerimos que essa configuração seja realizada com base no ciclo médio de pedidos dos seus clientes.

Pronto! Agora os dados do dashboard já estarão refletindo as configurações da sua operação. Você pode detalhar esse indicador e conferir qual é a situação de cada cliente, qual foi a data e valor do último pedido, há quantos dias ele está sem comprar e qual é o ciclo médio de compras dele.

O relatório de situação de carteira também conta com uma visão em modo comparativo que permite visualizar a evolução da situação da carteira ao longo dos meses. Para acessar essa opção, clique no botão do modo comparativo e defina qual é o período que deseja utilizar para visualizar a evolução.

Esse relatório possui um terceiro modo de visualização que permite visualizar a situação de carteira por estados e municípios. Essa opção é detalhada em outro post. Confira aqui 😉

O relatório de situação de carteira está disponível para os planos Intermediário e Corporativo de Representantes Comerciais e para os planos Prata e Ouro de Indústrias e Distribuidoras.

O que achou desse novo recurso?
Não deixe de contar o que achou nos comentários!

Saiba mais sobre o Discover
Acompanhe a evolução de vendas com o Discover
Explore a cobertura de atuação do seu negócio com o Discover
Patrícia Retore

Patrícia Retore

Faço parte do time de Produtos na Meus Pedidos. Nosso objetivo é facilitar o processo de vendas entre os representantes comerciais, fornecedores e clientes, trazendo agilidade e organização a todos eles.
Patrícia Retore